fbpx

Quinta da Avessada, em pleno coração do Douro!

Quinta da Avessada, em pleno coração do Douro!

Um recanto que merece a sua visita!

Situada em pleno coração do Douro Vinhateiro, a Quinta da Avessada já conta com 160 anos de existência. Encontra-se no ponto mais alto da região de Favaios. É uma quinta cheia de história, que ainda hoje mantém as tradições dos seus antepassados.

A maior parte da sua vinha é cultivada com a casta do Moscatel Galego, a casta que dá origem ao tão conhecido Moscatel de Favaios.

Na Quinta da Avessada encontramos ainda uma Enoteca, um armazém secular de construção tradicional duriense. Neste armazém poderá saber mais sobre a história da quinta, as suas tradições e costumes. Aqui decorrem várias provas de vinhos durienses e pode ainda observar e saber mais sobre o processo vitivinícola.

A quinta encontra-se rodeada pelos vinhedos que produzem os melhores néctares do Douro.

Circundada por uma paisagem única, encontramos aqui um grande património histórico e cultural.

 

Sugestões de Programas:


Tour por Favaios

Douro Best Tour - Enoteca Quinta da Avessada
Douro Best Tour – Enoteca Quinta da Avessada

Sugerimos um tour que o leva a percorrer os melhores recantos do Alto Douro Vinhateiro.

Parta à descoberta da aldeia de Favaios, berço de tradições seculares. A viagem começa pela estrada mais bonita do mundo, a nacional 222 que segue até ao Pinhão.

Vai ficar deslumbrado quando chegar a um dos miradouros mais bonitos da região: o Miradouro de Casal de Loivos. Considerado Património Mundial pela UNESCO, garantimos uma paisagem única que o deixará enamorado pela região duriense.

Como o Douro é uma caixinha de surpresas, poderá ainda desfrutar de um almoço tradicional na Quinta da Avessada. Delicie-se com os sabores tradicionais acompanhados pelo famoso Moscatel de Favaios.

O dia não termina aqui, sendo que ainda terá uma visita à Adega Cooperativa de Favaios e ao Museu do Pão e do Vinho.

Desfrute de um dia repleto de surpresas e sinta a magia da região duriense. Prove os seus melhores néctares e perca-se pelos seus recantos.

 

Visita e Almoço na Quinta da Avessada

Quinta da Avessada
Quinta da Avessada

Se quer ter uma experiência  única e inesquecível, este é o programa certo para si. O dia inicia com uma visita aos jardins da Enoteca, onde poderá saborear um Moscatel de Honra enquanto aprecia a paisagem.

De seguida, poderá desfrutar de uma visita guiada pela Enoteca, onde poderá saber mais sobre as tradições seculares da quinta, enquanto conhece o processo de vinificação dos deliciosos néctares da região.

Mas prepare-se, porque a melhor parte ainda está para vir.

Rodeado por uma paisagem estonteante, será servido um almoço tradicional na quinta. A refeição é confeccionada nos típicos potes de ferro que mantêm a integridade dos típicos sabores durienses.

Terá direito a várias entradas e aos melhores paladares que o Douro oferece.

Desfrute lentamente deste despertar dos sentidos, e guarde um espacinho para a sobremesa.

 

Vindimas na quinta da avessada

Vindimas Quinta da Avessada
Vindimas Quinta da Avessada

Este é o programa adequado para quem quer viver o verdadeiro espírito do Douro. As vindimas são uma da tradições mais antigas e mais próprias da região. Nada melhor do que vivenciar e fazer parte deste costume, para poder compreender como são produzidos os melhores vinhos do mundo.

Neste programa será recebido com um Moscatel de Honra enquanto desfruta do som da concertina. De seguida, é dado inicio ao corte das uvas e ao seu transporte até ao lagar. Nesta altura certamente estará a cantarolar acompanhando os Cânticos Tradicionais Durienses.

Para compensar o seu esforço, terá direito a uma Prova de Vinhos acompanhada de alguns aperitivos. Guarde espaço para o Almoço tradicional que se segue. Desfrute dos antigos costumes e tradições da arte de bem cozinhar, enquanto ouve histórias e músicas da terra.

Para terminar em grande, poderá fazer parte do processo do pisar das uvas. Os mais antigos acreditam que o amassar das uvas com os pés proporciona uma maior qualidade aos vinhos.

Depois deste trabalho prazeroso, poderá provar o resultado de todo o processo das Vindimas.

Desfrute deste final de dia inesquecível enquanto se delicia com os melhores vinhos licorosos na Enoteca da quinta.

 

O Douro está repleto de surpresas, do que está à espera para partir à sua descoberta? 😉