É o evento mais popular da Confraria do Vinho do Porto: a Regata dos Barcos Rabelos - uma corrida que enche de cor e gente o rio Douro.
Está de volta o evento mais popular da Confraria do Vinho do Porto – a Regata dos Barcos Rabelos.
A partir das 15 horas, estas embarcações desfilam pelo rio Douro com as suas velas erguidas, que se encontram estampadas com o nome da produtora de Vinho do Porto a que pertencem.
O acontecimento coincide com as festas da Cidade do Porto – o São João, e traz ainda mais alegria e festividade à cidade.
Apesar de ser um evento levado para a “brincadeira”, a competição existe na Regata dos Barcos Rabelos e todos lutam pelo primeiro lugar.
A corrida inicia-se junto à foz do rio Douro, no Cabedelo, e termina na mais conhecida ponta da cidade, a Luiz I.
Cada barco transporta a sua respetiva Chancelaria e na liderança encontram-se os “skippers”.
Estes são os elementos mais antigos e mais experientes das respetivas casas de Vinho do Porto.
Este evento demonstra a arte de transformar os Barcos Rabelos em embarcações de corrida.
Os Barcos Rabelos tratavam antigamente do transporte comercial das pipas de vinho desde o Alto Douro até às caves, em Vila Nova de Gaia.
Nascido no Douro, nomeadamente na aldeia de Galafura onde se localiza o mais belo Miradouro do Douro, o Monte de São Leonardo de Galafura. Sou um felizardo por ter nascido numa das regiões mais belas do mundo e quero partilhar o melhor do que dela provem. Quero dar a conhecer ao mundo a sua paisagem, os seus costumes, a gastronomia e os fantásticos vinhos que vão de vento em popa pelas bocas do mundo.
Aventure-se comigo nas melhores experiências que lhe despertarão todos os sentidos!