

As cinco barragens do rio Douro permitiram a criação do Canal de Navegação deste importante curso de água, com 208 quilómetros de via navegável, que vão desde o Porto até à fronteira Espanhola de Barca D’Alva.
O Rio Douro já foi considerado um rio perigoso, onde muitas pessoas perderam a vida. Com a construção das barragens o rio tornou-se calmo e sereno, permitindo a sua navegação de forma segura.
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Barragem de Crestuma-Lever, a mais próxima da foz
A barragem de Crestuma Lever deve o seu nome à sua localização entre as freguesias de Crestuma e Lever, no distrito do Porto.
Entrou em funcionamento em 1986 e liga os concelhos de Vila Nova de Gaia e Gondomar.
Tem um desnível de 13,9 metros. Quando subimos o rio Douro desde o Porto até à Régua, esta é a primeira barragem que encontramos.
A sua albufeira estende-se por cerca de 44 quilómetros, e possui 8 comportas.
Com 85 metros de altura, para além de produzir energia elétrica e de armazenar água, a barragem também serve para realizar a travessia pedonal e rodoviária.
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Barragem do Carrapatelo, a primeira das barragens do Rio Douro a ser construída
Situada na fronteira entre os distritos do Porto e de Viseu, a Barragem do Carrapatelo foi a primeira barragem a ser construída no troço nacional do rio Douro.
Inaugurada em 1972, é também a barragem com o maior desnível, tendo uma diferença de 35 metros entre as duas faces do rio. É composta por 6 grandes comportas.
Ao realizar um Cruzeiro entre o Porto e a Régua, terá oportunidade de atravessar esta barragem e viver uma experiência inesquecível.
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Barragem de Bagaúste na “melhor estrada do mundo”
Situada entre os concelhos da Régua e de Lamego, a Barragem de Bagaúste foi inaugurada em 1973.
Com um desnível de cerca de 27 metros, é regularmente atravessada pelos Cruzeiros entre a Régua e o Pinhão.
A barragem fica junto à Estrada Nacional 222, conhecida por ser considerada a melhor estrada do mundo.
Junto à eclusa encontra-se um parque de estacionamento, onde as pessoas costumam deixar as suas viaturas para observar os Cruzeiros que passam a barragem, um processo que demora cerca de 30 minutos.
É assim utilizada para a navegação e a produção de energia elétrica, tendo ainda uma passagem para realizar a travessia pedonal e rodoviária.
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Barragem da Valeira, a segunda mais alta das barragens do Rio Douro
A Barragem da Valeira fica situada em São João da Pesqueira, no distrito de Viseu. Foi inaugurada em 1976 e é a segunda barragem mais alta do Douro, com um desnível de 33 metros entre as duas faces do rio.
Fica localizada numa curva do rio junto à estreita passagem rochosa onde antes em tempos se situava o Cachão da Valeira.
É atravessada pelos Cruzeiros entre a Régua e o Pocinho ou Barca D’Alva. É caraterizada por se localizar numa paisagem imponente com grandes rochedos em ambos os lados do rio.
A partir do famoso Miradouro de São Salvador do Mundo é possível ter uma perspetiva única sobre a Barragem da Valeira.
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Barragem do Pocinho, a última com eclusa antes de Espanha
Situada no concelho de Vila Nova de Foz Côa, a Barragem do Pocinho foi inaugurada em 1982.
Localiza-se entre a foz do rio Sabor e do rio Côa, e tem um desnível de 22 metros.
A albufeira que rodeia a barragem permite a prática de várias atividades desportivas e de lazer. Aqui fica localizado o centro de alto rendimento de remo do Pocinho.
Ao realizar um Cruzeiro entre a Régua e o Pocinho, ou até Barca D’Alva, poderá atravessar esta barragem, sendo que é a última barragem com eclusa no trajeto do rio Douro até à fronteira com Espanha.