DOURO: DICA DO MÊS DE ABRIL

turismo responsavel no douro

Turismo responsável no Douro: viajar com um olhar mais consciente

Na dica do mês de abril, falamos de turismo responsável no Douro e sugerimos assim várias dicas para o praticar.

Toda a gente adora viajar, chegar ao destino e começar a explorar novos lugares. Mas quando viajamos, abstraímo-nos de várias coisas e apenas queremos estar presentes no momento.

Os locais para onde nos deslocamos têm já presentes várias regras e modos de vida, dos quais por vezes podemos não estar tão conscientes. Damos-lhe algumas dicas e tópicos a relembrar para que possa realizar um turismo responsável no Douro e ter assim um olhar mais consciente.

 

Compre no comércio local

O ato de comprar no comércio local tornará a sua viagem mais especial.

As grandes superfícies onde habitualmente compramos estão presentes por todo o lado e vendem produtos genéricos.

No comércio local todos os produtos são uma surpresa e são específicos e inspirados por aquele local.

É importante também relembrar que ao comprar nas típicas lojinhas de rua estará a ajudar um pequeno comerciante e a adquirir assim uma peça única.

Ao movimentar-se pelas ruas durienses encontrará certamente várias pequenas lojas com inúmeras recordações que quererá levar consigo. O difícil será mesmo escolher.

 

Reduza o desperdício

Durante a sua estadia certamente irá jantar a vários restaurantes locais e provar a gastronomia da região.

Na região do Douro, mais especificamente nos restaurantes mais típicos, os pratos são habitualmente bem servidos e com uma vasta quantidade de comida.

Se não sentir vontade de comer tudo, recomendamos que peça ao funcionário do restaurante para levar o resto consigo.

Desta forma, estará a reduzir o desperdício e terá oportunidade de voltar a deliciar-se com o seu prato uma segunda vez.

 

Viaje nos transportes públicos

Uma das formas mais interessantes de conhecer o Douro é através de comboio.

Uma viagem pela linha ferroviária proporcionará paisagens deslumbrantes e únicas, e a passagem por vários lugares únicos.

Uma outra forma única de viajar é através de barco.

São vários os trajetos que se realizam nos cruzeiros no Douro, e existem inúmeros locais que apenas são possíveis de observar através de barco.

Trata-se de uma viagem única onde apenas se senta a relaxar e a absorver os panoramas que o rodeiam.

Algo que recomendamos é fazer um dos passeios de barco que terminam com uma viagem de comboio.

Desta forma terá uma experiência completa, e viverá certamente um dia bem passado a conhecer o Douro.

 

Respeite a Natureza

No Douro existem inúmeros locais na Natureza, repletos de beleza natural.

Existem vários miradouros, parques naturais, e muitos outros locais onde predominam o verde e o som do vento e dos pássaros.

É assim recomendado que seja sempre respeitada a sinalização colocada no local, as regras indicadas e a propriedade privada.

Existem vários sítios onde é possível passar uma tarde memorável e fazer um piquenique enquanto observa o pôr do sol. Cada pessoa é responsável pelo lixo que produz, pelo que deve sempre levar consigo uma mochila onde colocar os desperdícios.

Absorva a natureza com os seus sentidos, e não leve nada além de fotografias.

 

Respeite as regras locais

Cada local é conhecido pelas suas características, pelas pessoas que aí habitam, por tudo o que tem a oferecer a quem o visita.

É importante assim conhecermos a sua história, as tradições locais, a forma como os habitantes interagem entre si e com o meio que os rodeia.

Os habitantes também fazem parte da beleza natural da região. Interaja com as pessoas. Pergunte pelos costumes locais, pelas tradições que existem há centenas de anos. As pessoas do Douro são extremamente afáveis e terão certamente todo o gosto em lhe contar as suas histórias.

Antes de viajar, recomendamos que faça sempre uma pequena pesquisa sobre os costumes, a cultura e as condições sociais do seu destino. Vai aprender novas coisas e viajar assim de forma mais consciente.

 

Ficam assim algumas dicas importantes para que possa praticar um turismo responsável e com mais consciência. Acreditamos que estas dicas serão certamente úteis na sua próxima viagem ao Douro 😊