Lugares a visitar no Douro se pretende fugir da confusão

Lugares a visitar no Douro se pretende fugir da confusão

O DOURO TEM MUITO A visitar.

Existem vários locais  a visitar no Douro repletos de valor histórico. Alguns deles mais conhecidos que outros, mas todos com a mesma importância para a região.

Vivemos tempos diferentes, tanto que grande parte das pessoas não pretende visitar os lugares do Douro mais afamados, onde certamente encontrará muitas pessoas.

Assim sendo, damos-lhe várias sugestões de lugares a visitar no Douro para que possa fugir da azáfama dos destinos mais conhecidos.

 

Vila Nova de Foz Côa

Falamos de uma pérola escondida no interior norte do país.

No concelho de Vila Nova de Foz Côa destaca-se a paisagem sobre o rio Douro, que contrasta com o castanho das rochas de xisto e o verde da natureza.

É uma das zonas mais quentes e secas da região transmontana, assim sendo recomendamos que venha preparado.

Não se pode falar desta região sem mencionar as emblemáticas gravuras rupestres que tanto a caracterizam.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa é assim uma paragem obrigatória para descobrir um autêntico tesouro ao ar livre que conta e reflete a história dos nossos antepassados.

 

Barca d’Alva

Situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, esta pequena localidade tem muito para explorar.

É conhecida pelo seu cais fluvial onde vemos parar os barcos que fazem os cruzeiros no Douro e também pela sua antiga ligação ferroviária a Espanha.

Em Barca d’Alva termina a parte navegável do rio Douro em Portugal.

É também motivo de visita pelas suas amendoeiras em flor que cobrem a paisagem de cor e se tornam num dos mais bonitos espetáculos naturais do país.

Recomendamos que visite a Estação de Barca d’Alva e que aproveite para percorrer o troço encerrado da linha ferroviária com as águas do rio Douro a fazerem-lhe companhia.

 

São Xisto

A aldeia de São Xisto é um autêntico lugar encantado a descobrir.

Deve assim o seu nome às inúmeras casas de xisto distribuídas pela aldeia.

Fica localizada no concelho de São João da Pesqueira, numa posição privilegiada sob o rio Douro.

Ao percorrer este pequeno refúgio da natureza, é possível observar o forno comunitário, a Capela de São Xisto, a fonte centenária, e várias outras estruturas repletas de história.

A aldeia tem vindo a ser modernizada mantendo todo o seu património histórico. Várias casas de xisto foram assim transformadas em alojamentos turísticos e foram ainda recuperados vários lagares de vinho e azeite.

Destaca-se igualmente todo o sossego que caracteriza a aldeia.  Quase não existem carros, nem foram construídas fábricas. Não existe poluição. Respira-se apenas ar puro e natureza.

 

Provesende

Situada no concelho de Sabrosa, a aldeia de Provesende leva-o numa viagem no tempo até ao passado.

Ao percorrer as suas ruas, é possível observar várias casas senhoriais e vários outros monumentos como o Pelourinho e a Igreja Matriz.

Possui um vasto património edificado e paisagístico, sendo que em cada canto encontra um novo edifício a admirar e descobrir. Visitar Provesende é observar uma obra que junta o clássico e antigo, ao novo e moderno.

Recomendamos ainda que parta à descoberta da sua gastronomia tradicional, sendo que se destacam vários produtos de fumeiro.

Nada como provar boas iguarias para conhecer os costumes e hábitos da aldeia. Não se esqueça de acompanhar a refeição com um bom copo de vinho da região!

 

Ucanha

A aldeia de Ucanha fica localizada no concelho de Tarouca. Segundo algumas tradições, é a aldeia mais antiga da região.

Um dos ex-libris da aldeia é a Torre de Ucanha, classificada assim como monumento nacional. Conta a história que esta Torre servia anteriormente como um posto de defesa junto à ponte medieval, e era aqui realizado o controlo da entrada de pessoas e bens, bem como a cobrança de portagens.

A Ponte de Ucanha é assim considerada uma das pontes medievais mais bonitas de Portugal, com um grande valor paisagístico e um passado repleto de história.

Existem contudo vários outros lugares de paragem obrigatória em Ucanha, pelo que recomendamos que faça as malas e parta à descoberta dos vários recantos escondidos nesta aldeia.

 

São vários os lugares a visitar no Douro, uma região cheia de mistério e tradições deixadas pelos seus antepassados. Garantimos certamente que qualquer lugar no território duriense merece a sua visita.