

Agora que é o momento de ficar em casa, deixe-se inspirar por filmes e livros sobre o Douro.
Damos-lhe algumas recomendações de filmes e livros sobre o Douro, para que possa apreciar a magia da terra e do rio, e porque, quem conhece – ou já teve oportunidade de passar pela Região Demarcada do Douro – sabe que inspiração é o que esta região mais tem para dar.
Perdemo-nos em pensamentos e ideias enquanto apreciamos as suas paisagens. Enquanto vemos a rotina das gentes de uma região onde a terra dá fruto.
Todas as tradições e costumes desta região inspiraram vários artistas que fizeram do Douro uma obra de arte.
“As Horas do Douro” é um documentário inspirado no ciclo da vinha e do vinho duriense, que determina a forma de viver das pessoas desta região.
O filme segue a transformação da paisagem ao longo das estações do ano. Demonstra que a vinha é obra dos homens, e que o vinho é uma coisa humana e assim tem de ser apresentado.
Este ensaio da autoria de António Barreto e Joana Pontes, inspirou-se no Livro de Horas, um livro criado por devotos no final da Idade Média.
Assista aqui a um excerto deste documentário.
Porto da Minha Infância
“Porto da Minha Infância” é um documentário de Manoel de Oliveira.
Trata-se de um filme onde o realizador escolheu filmar aquilo que já não existe e que só os olhos da memória, os olhos da “sua” memória, podem ainda ver.
A história desenvolve-se à volta da cidade do Porto, que viu nascer o cinema em Portugal. A cidade é recordada através de fotografias e gravuras mostrando o contraste entre o que era antigamente, e aquilo que é agora.
Este documentário baseia-se nas memórias da juventude que Manoel de Oliveira guardou da cidade do Porto.
Assista aqui ao trailer deste documentário.
Douro – Rio, Gente e Vinho
Um livro de António Barreto, uma nova versão atualizada das edições de Douro, publicadas nos anos noventa e há muito esgotadas.
Além dos novos capítulos sobre a história mais recente desta região, estão incluídas cerca de 230 fotografias. Memórias inéditas e do próprio autor, mas também muitas outras de grandes fotógrafos que passaram pelo Douro.
Neste livro António Barreto apresenta o Douro e as suas raízes, falando também das pessoas que retratam e singularizam esta região. A forte personalidade do Vinho duriense é também referida, contando-nos a sua história e a forma como este néctar certamente transformou todo o Douro.
História do Douro e do Vinho do Porto
A “História do Douro e do Vinho do Porto” trata-se de uma coleção com cinco volumes, que pretende assim revelar a história desta região desde que começou a produzir vinho, até à atualidade.
São cinco capítulos que abordam inúmeras mudanças da atividade vinícola, enquanto traça o caminho desde o cultivo da vinha às práticas de produção.
Esta complicação de livros foi escrita por várias personalidades de mérito inegavelmente reconhecido na temática do Douro e do vinho do Porto.