DOURO: DICA DO MÊS DE FEVEREIRO

Douro Dica do mês de fevereiro

Agora que é o momento de ficar em casa, deixe-se inspirar pelo Douro através de livros e filmes baseados nesta região.

Quem conhece ou já teve oportunidade de passar pela Região Demarcada do Douro, sabe que inspiração é o que esta região mais tem para dar.

Perdemo-nos em pensamentos e ideias enquanto apreciamos as suas paisagens. Enquanto vemos a rotina das gentes de uma região onde a terra dá fruto.

Todas as tradições e costumes desta região inspiraram vários artistas que fizeram do Douro uma obra de arte.

Damos-lhe algumas recomendações de filmes e livros sobre o Douro, para que possa apreciar esta magia duriense.

 

As Horas do Douro

“As Horas do Douro” é um documentário inspirado no ciclo da vinha e do vinho duriense, que determina a forma de viver das pessoas desta região.

O filme segue a transformação da paisagem ao longo das estações do ano. Demonstra que a vinha é obra dos homens, e que o vinho é uma coisa humana e assim tem de ser apresentado.

Este ensaio da autoria de António Barreto e Joana Pontes, inspirou-se no Livro de Horas, um livro criado por devotos no final da Idade Média.

Assista aqui a um excerto deste documentário.

Porto da Minha Infância

“Porto da Minha Infância” é um documentário de Manoel de Oliveira.

Trata-se de um filme onde o realizador escolheu filmar aquilo que já não existe e que só os olhos da memória, os olhos da “sua” memória, podem ainda ver.

A história desenvolve-se à volta da cidade do Porto, que viu nascer o cinema em Portugal. A cidade é recordada através de fotografias e gravuras mostrando o contraste entre o que era antigamente, e aquilo que é agora.

Este documentário baseia-se nas memórias da juventude que Manoel de Oliveira guardou da cidade do Porto.

Assista aqui ao trailer deste documentário.

 

Douro – Rio, Gente e Vinho

Um livro de António Barreto, uma nova versão atualizada das edições de Douro, publicadas nos anos noventa e há muito esgotadas.

Além dos novos capítulos sobre a história mais recente desta região, estão incluídas cerca de 230 fotografias. Memórias inéditas e do próprio autor, mas também muitas outras de grandes fotógrafos que passaram pelo Douro.

Neste livro António Barreto apresenta o Douro e as suas raízes, falando também das pessoas que retratam e singularizam esta região. A forte personalidade do Vinho duriense é também referida, contando-nos a sua história e a forma como este néctar certamente transformou todo o Douro.

 

História do Douro e do Vinho do Porto

A “História do Douro e do Vinho do Porto” trata-se de uma coleção com cinco volumes, que pretende assim revelar a história desta região desde que começou a produzir vinho, até à atualidade.

São cinco capítulos que abordam inúmeras mudanças da atividade vinícola, enquanto traça o caminho desde o cultivo da vinha às práticas de produção.

Esta complicação de livros foi escrita por várias personalidades de mérito inegavelmente reconhecido na temática do Douro e do vinho do Porto.

 

 

Recomendamos que relaxe no sofá e que se deixe inspirar por estes filmes e livros sobre o Douro. Acreditamos que ficará ainda mais apaixonado por esta região inspiradora!