Deixe-se inspirar pelo Douro!

Deixe-se inspirar pelo Douro
O Douro é um dos maiores recantos de inspiração.

Deixe-se inspirar pelo Douro!

O que sente quando passa por esta região trata-se de uma sensação certamente inexplicável, um sentimento de paz e de querer saber sempre mais sobre este recanto.

Damos-lhe algumas ideias de que como se pode deixar inspirar pelo Douro, para que quando for possível viajar, possa partir à descoberta desta região repleta de história.

 

Uma Roadtrip no Douro

O Douro Vinhateiro é uma região vasta, pelo que recomendamos que a conheça sobre rodas.

Existem vários recantos a descobrir, o caminho é você que o traça.

Recomendamos que viaje através da Estrada Nacional 222, considerada a melhor estrada do mundo. O cenário é repleto de vinhas e oliveiras, e poderá observar a beleza natural típica da região.

Através desta estrada, poderá visitar um miradouro que serviu de inspiração a um poeta português.

Era no Miradouro de São Leonardo de Galafura que Miguel Torga se sentava a apreciar as paisagens, deixando que estas se tornassem inspiração para os seus poemas.

O poeta descreveu a paisagem deste miradouro como “um excesso de natureza”, referindo-se assim às paisagens repletas de “volumes, cores e modulações”.

 

As aldeias históricas do Douro

Acreditamos que uma das formas de ficar ainda mais inspirado pela região vinhateira, é conhecendo o seu património histórico e cultural.

Falamos de aldeias repletas de interesse e charme, de tesouros escondidos que não pode deixar de descobrir.

SÃO XISTO, SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

A aldeia de São Xisto, em São João da Pesqueira, é um desses recantos escondidos que recomendamos que visite.

Trata-se de um refúgio junto ao rio Douro, onde predominam o silêncio e a natureza. Deve o seu nome às inúmeras casas de xisto que estão distribuídas pela aldeia. São poucos os carros que passam por este recanto, uma vez que não existem fábricas, não existe poluição.

Poderá avistar os barcos que atravessam o rio Douro e o comboio que circula pela linha.

Este silêncio estende-se pelos vales e encostas que rodeiam este paraíso. É portanto o lugar perfeito para relaxar, enquanto ouve apenas os sons reproduzidos pela natureza.

BARCOS, TABUAÇO

A aldeia de Barcos, em Tabuaço, é também um sítio de paragem obrigatória. Localizada no Alto Douro Vinhateiro, está repleta de vários vestígios dos diferentes povos que por ali anteriormente passaram.

Existem vários monumentos que recomendamos que visite, sendo um deles a Igreja Matriz – a Igreja de Nossa Senhora da Assunção. É classificada como Monumento Nacional desde 1922, e possui várias características românicas que foram sendo transformadas ao longo do tempo.

São várias as aldeias repletas de história que se encontram distribuídas ao longo do Douro.

O melhor será mesmo “perder-se” pela região, enquanto descobre as as lendas e tradições únicas que todos estes recantos nos contam.

 

O Rio D’ouro!

Depois de conhecer a região sobre rodas, a sua visita não ficará certamente completa se não partir à descoberta do rio Douro.

Falamos do segundo maior rio da Península Ibérica, com 850 quilómetros de extensão entre o norte de Espanha e a cidade do Porto.

Trata-se do rio que serviu anteriormente de canal de transporte para os célebres vinhos produzidos no coração do Douro, e transportados até às caves em Vila Nova de Gaia.

Mas nem sempre o rio Douro foi aquilo que vemos e conhecemos hoje em dia.

Conhecido por ser um rio perigoso e indomável, estava cheio de correntes perigosas que exigiam muita experiência de quem se atrevia a navegar pelas suas águas.

Atualmente vemos um rio calmo e perfeitamente seguro. A construção de várias barragens permitiu que se tornasse num rio navegável e numa forma única de conhecer a região que o circunda.

Quando assim o for permitido, recomendamos que parta à descoberta das águas durienses. São vários os cruzeiros no Douro que lhe permitem relaxar e apreciar a paisagem.

Com mais ou menos pessoas, com uma maior ou menor duração, existem assim todos os tipos de programas para todos os gostos.

Afinal, nada melhor para o inspirar do que o movimento das águas do rio Douro enquanto aprecia as paisagens marcadas pelas vinhas e pelos socalcos durienses.

 

Quando for permitido viajar, aventure-se nesta região com experiências que despertarão todos os sentidos e deixe-se inspirar pelo Douro. Por agora, fique em casa!