

São 6 as emblemáticas pontes que unem as duas margens do rio Douro. Cada uma com a sua beleza e história, estas pontes fazem ligação entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. Ainda que as duas cidades apresentem exatamente o mesmo número de pontes, é o Porto que ganha o protagonismo com o título de única cidade na Europa com 6 pontes sobre um rio, sendo estas um importante símbolo da cidade invicta.
Fique a saber mais sobre estas magníficas obras de arquitetura admiradas por todos que por elas passam.
Ponte Luís I
Esta é a ponte mais conhecida do Porto, sendo a imagem simbólica da cidade. Construída em honra ao rei Luís I, foi batizada como Ponte Dom Luís I, perdendo posteriormente o título de “Dom” devido à não comparência do rei no dia da sua inauguração.
É uma obra de Eiffel e Seyring, construída totalmente em ferro, tendo sido considerada em tempos a ponte com o arco de ferro mais longo do mundo.
Atualmente o tabuleiro superior é reservado à passagem do metro e peões, e onde é igualmente possível observar a mais emblemática paisagem sobre o rio Douro e as suas embarcações.
Ponte da Arrábida
Projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a Ponte da Arrábida surge do aumento do movimento da cidade que não era garantido pelas já existentes, decidindo-se assim construir uma segunda ponte, sendo considerada na altura a ponte com o maior arco em betão do mundo. É a ponte que está mais perto do oceano Atlântico, e atualmente, no local onde foi planeada a sua construção existe o restaurante Casa D ’Oro.
Foto de Márcio Azevedo na Unsplash
Ponte D. Maria Pia
Inaugurada em 1877 por D.Luís I de Portugal e Dona Maria Pia, esta ponte foi projetada por Gustave Eiffel, e tem atualmente mais de 140 anos, sendo a mais antiga existente na cidade do Porto. Foi a primeira ligação ferroviária da cidade, e por isso, é considerada uma das pontes mais importantes do Porto. Quando foi construída tinha o maior arco em ferro do mundo.
Ponte de São João
À semelhança da Ponte da Arrábida, a Ponte de São João foi construída por forma a dar resposta ao aumento do tráfego ferroviário, assim como da necessidade de criar uma ligação ferroviária alternativa à Ponte D. Maria Pia. Foi igualmente projetada pelo arquiteto Edgar Cardoso, e inaugurada em 24 de junho de 1991, dia de São João, em homenagem a este santo, o mais popular e acarinhado na cidade do Porto.
Ponte do Freixo
A Ponte do Freixo conhecida como “ponte da periferia” foi projetada por António Reis e Daniel de Sousa, e inaugurada em 1995. É considerada a ponte mais periférica da cidade, sendo atualmente a principal ponte de entrada e saída da cidade do Porto, registando-se um fluxo rodoviário diário bastante elevado (mais de 100 mil viaturas).
Ponte Infante D. Henrique
A ponte Infante D. Henrique é, de entre as pontes existentes, a mais moderna e recente. Foi finalizada em 2003 e batizada em honra do Infante D. Henrique, nascido na cidade do Porto. Foi ainda considerada a ponte de arco mais longa do mundo com apenas um tabuleiro superior.
Descubra mais sobre as emblemáticas pontes a bordo de um magnífico cruzeiro das 6 pontes pelo rio Douro, e aproveite para contemplar a sua beleza num ambiente repleto de encantos!