3 coisas que amamos no Douro

3 Coisas que amamos no Douro

Um Douro com tanto para amar! 

 O Douro é um autêntico tesouro, em cada canto contém paisagens incríveis, monumentos históricos e uma riqueza de cores e padrões. Apesar de uma lista infindável de coisas que amamos no Douro, destacamos assim as 3 coisas que deixam o nosso coração a palpitar de amores por esta região incrível. 

 

Paisagens, paisagens, paisagens! 

O Douro tem a magia de nos oferecer uma paisagem incrível a cada passo que damos pela região. Para além dos seus inúmeros miradouros, cada sítio no Douro é um autêntico panorama. Resultado da interação entre o Homem e a Natureza, nasceu assim um dos mais belos vales do mundo. 

O verde, o azul e o castanho são as cores predominantes nas paisagens durienses e fazem o horizonte parecer uma obra de arte de museu. O rio Douro está sempre presente na fotografia, sendo o ex-libris da região demarcada mais antiga do mundo. Observa-se uma beleza única, e uma paz que só quem sente percebe. Porque na realidade o Douro não se explica, sente-se! 

 

Comida e vinho de chorar por mais! 

Se existe algo em que o Douro não falha, é na sua gastronomia típica. É é uma das coisas que amamos no Douro. Quando falamos de comida duriense, não pode faltar o vinho a acompanhar. Desde pratos de peixe, a combinações de pratos de carne, qualquer prato é de fazer crescer água na boca.  

Numa região tão ligada à agricultura, nascem ingredientes repletos de sabor que dão origem a pratos saborosos e suculentos. Juntando a arte de bem cozinhar a técnicas tradicionais na preparação dos ingredientes, resulta assim uma gastronomia diversificada e elaborada.  

Sendo o Douro conhecido por ser uma região de vinhos, qualquer prato tem o vinho que melhor harmoniza com os seus ingredientes. Sendo os rosés e brancos mais indicados para pratos de peixe, e os vinhos tintos para os pratos de carne, existe um processo para perceber qual o vinho que melhor combina com o prato que experimentar. No entanto, com a qualidade dos vinhos durienses, qualquer vinho acaba por ser certamente uma ótima escolha! 

 

Tradição em todos os cantos! 

Quando falamos em Douro, falamos em tradição. Apesar de se ter desenvolvido e modernizado ao longo dos anos, a região duriense continua a ser uma terra de várias tradições. Fiel à sua herança, a região continua a preservar costumes com centenas de anos. Continuam-se a ouvir histórias antigas, lendas que permaneceram até aos dias de hoje e que foram passando de pais para filhos. Com um caráter muito próprio, as gentes do Douro continuam a usar estes hábitos e costumes no seu quotidiano.  

Continuamos a ouvir a língua mirandesa apenas na região do Douro. A pisa das uvas nas Vindimas ainda é realizada na maior parte das quintas durienses, apesar de já existirem máquinas para facilitar o processo. Os conhecidos e emblemáticos caretos continuam a circular pelas ruas no Entrudo de Lazarim. Entre estas, muitas outras tradições se mantêm, conservando assim a essência e magia do Douro. 

 

São assim várias as coisas que amamos no Douro, uma região com tanto para oferecer a quem a visita. Com festas tradicionais, restaurantes típicos, paisagens emblemáticas, vinhos conhecidos e adorados em todo o mundo, a lista certamente não tem fim.

O melhor é mesmo partir à descoberta desta região, e experimentar assim tudo o que esta tem para oferecer. Garantimos que vai certamente perceber o porquê desta região ter tanto para amar.