

Caminhos a explorar!
Sabemos que qualquer recanto do Douro é possuidor de paisagens deslumbrantes e arrebatadoras. Em tempos de pandemia, procuramos assim destinos isolados e que nos permitam respirar o ar puro da Natureza no seu estado mais puro. De forma a que possa percorrer os trilhos intocados e desenhados pelo fenómeno da Natureza e da força do homem, damos-lhe sugestões de três caminhos no Douro que certamente valem a pena ser percorridos.
-
Trilho do Vinho do Porto
São oito quilómetros com cenários encantadores, rodeados dos socalcos vinhateiros. O trilho inicia na aldeia de Samodães, no concelho de Lamego. Sendo um trilho circular, inicia e termina no mesmo sítio, e pode ser feito em ambos os sentidos. É um percurso em terra batida, bem ao estilo dos caminhos rurais durienses.
O trilho do Vinho do Porto vai descendo até chegar à margem do rio Douro. Ao aproximar-se da margem poderá relaxar com a tranquilidade do rio e ficar a observar os Cruzeiros no Douro que atravessem as suas águas.
Sendo um trilho de dificuldade moderada, recomendamos que leve alguns essenciais consigo. Água é indispensável, principalmente nos dias mais quentes, e um snack na sua mochila vai ajudar a combater a fome quando esta aparecer. Calçado adequado e roupa confortável também não podem faltar. Os básicos protetor solar, óculos e chapéu devem certamente acompanhá-lo.
Por fim, recomendamos que leve consigo a sua máquina fotográfica ou telemóvel para registar assim as paisagens incríveis que certamente encontrará no caminho.
-
Trilho de São Cristóvão do Douro
Este trilho percorre o percurso entre as freguesias de Provesende e o Pinhão. Trata-se de um trilho curto, com pouco mais de quatro quilómetros. É de dificuldade fácil por ser quase sempre a descer. Recomendado para fazer em família, com crianças, é um trilho curto e com muito a aprender pelo caminho.
Inicia na Igreja de Provesende, onde recomendamos que explore um pouco os arredores e esta aldeia vinícola. Saindo da aldeia, existem indicações ao longo do caminho que vão assinalando o percurso para que não se perca.
Ao longo do trajeto irá atravessar várias propriedades vinícolas, repletas de história e produtoras de vinhos de renome.
O trilho termina na ponte romana do Pinhão, onde poderá admirar a arquitetura e os atributos da engenharia romana.
-
Trilho de Foz-Tua
Este percurso tem uma distância de 3,5 quilómetros, que iniciam na Porta de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua e segue em direção aos passadiços de Foz-Tua, sempre à margem do rio.
Trata-se de um trilho de experiências que convida assim a interagir com a paisagem, as pessoas, a gastronomia e a história.
Ao percorrê-lo poderá assim admirar um miradouro sob uma barragem, uma antiga ponte ferroviária e até atravessar um túnel.
Para sua segurança deve sempre seguir o trilho assinalado, sem fazer desvios. Será certamente uma experiência arrebatadora e inesquecível.
Ficam assim algumas sugestões de caminhos no Douro a descobrir. Ponha a mochila às costas e parta nesta aventura!