fbpx

São João do Porto, uma festa secular

S João 2012

De 23 para 24 de junho celebra-se, na cidade do Porto, a festa popular de São João.
O São João no Porto

Não existe outra cidade que festeje o São João como a cidade do Porto. Sendo um dos locais que atrai mais pessoas, pelas ruas vêm-se multidões a comer as famosas sardinhas e a brincar com os martelos de plástico.

As tradições são muitas. Lançam-se balões de ar quente, dão-se marteladas nas cabeças dos que passam, sente-se o cheiro dos manjericos que decoram as bancadas das ruas e à meia-noite toda a gente se junta para apreciar o espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Douro. A música e os bailaricos estão por todo o lado.

O São João do Porto já se festeja há séculos, mas apenas a partir do século XX passou a ser feriado municipal na Invicta.

Porque não fazer um cruzeiro?

Se quer fugir da confusão das ruas e  viver o São João de forma diferente, então sugerimos o nosso Cruzeiro de São João. Já são poucos os lugares, por isso recomendamos que se apresse a fazer a sua reserva.

Num cruzeiro no Douro, pela zona ribeirinha, poderá ter uma vista privilegiada bem no centro do rio Douro. A viagem começa com um vinho do Porto servido a bordo, seguido de um delicioso jantar. Tal como a tradição manda, o menu inclui o típico caldo verde acompanhado com broa de milho e ainda uma salada de pimentos. Tudo isto enquanto ouve música tradicional e navega pelas águas do rio Douro.

Enquanto se delicia com os tradicionais sabores durienses, aproveite para desfrutar também da paisagem. Aproveite a música para dar uns passos de dança pois animação não irá faltar.

Prepare-se, pois à meia-noite arranca o fogo-de-artifício que faz as delícias de milhares de residentes e turistas. Terá uma vista privilegiada sobre o fogo e a cidade em festa.

Celebre a noite mais longa do ano connosco, e não se esqueça de trazer o seu martelo de plástico!