fbpx

Douro: experiências incríveis para vivenciar em 2020

A região duriense está repleta de atividades inesquecíveis.
Não é por acaso que o Douro foi considerado um dos melhores destinos para 2020.
Não importa se pretende um dia relaxante, ou se quer partir à aventura: o Douro tem experiências para todos.
Damos-lhe algumas recomendações das coisas que tem (mesmo!) que fazer na Região Vinhateira.

 

Fazer um Cruzeiro

Quer tenha um dia disponível ou apenas algumas horas, um cruzeiro no rio Douro é uma experiência que não pode perder.

É você que escolhe o ponto de partida e as experiências que quer incluir no seu passeio pela região duriense. Existem cruzeiros com visitas a quintas ou com almoço a bordo.

Um passeio de barco permite ver a paisagem de um ponto de vista diferente e existem alguns trajetos onde o troço de rio não é visível a partir das estradas nacionais.

Um cruzeiro é a melhor maneira para relaxar enquanto observa panoramas magníficos e respira a natureza duriense.

Cruzeiro no rio Douro
Experienciar um Tour

Um tour pelo Douro é a melhor maneira de ter várias experiências em apenas um dia.

Pode participar numa prova de vinhos, conhecer quintas tradicionais durienses, deliciar-se com a gastronomia regional, entre muitas outras experiências.

É a melhor opção para ficar a conhecer os cheiros e sabores da região, enquanto se deslumbra com as cores das suas paisagens deslumbrantes.

 

Andar de comboio

Pode parecer uma experiência vulgar, mas acredite que a paisagem do Douro vai deixá-lo deslumbrado.

Percorrer a Linha do Douro é uma experiência inesquecível. As paisagens e os socalcos que a rodeiam tornam esta linha ferroviária a mais bonita do país. Sem esquecer o rio Douro que a acompanha em quase todo o seu percurso.

Uma experiência igualmente memorável, é embarcar no Comboio Histórico. Consiste numa locomotiva a vapor, constituída por 5 carruagens históricas, que percorre o trajeto entre a Régua ao Tua.

É uma verdadeira viagem no tempo, um regresso ao passado enquanto se observa a beleza da paisagem do Alto Douro Vinhateiro.

 

Admirar pinturas rupestres

Uma visita ao Douro não fica completa se não levar um pouco da sua riqueza cultural. São vários os museus espalhados pela região que merecem a sua curiosidade.

Recomendamos o Museu do Côa, um sítio repleto de história e cultura.

O museu encontra-se inserido no Parque Arqueológico do Vale do Côa e dispõe de várias visitas guiadas que permitem observar a arte rupestre do vale.

É um dos maiores museus do país, com mais de mil rochas com manifestações rupestres espalhadas por cerca de 80 sítios distintos.

As visitas são realizadas por guias especializados em viaturas todo o terreno. O museu disponibiliza ainda oficinas de arqueologia experimental, entre outras atividades.

Pinturas rupestres
Foto de: Reino Baptista (Licença: https://bit.ly/37Ue4Te)