fbpx

Comboio Histórico: história e curiosidades

O Comboio Histórico proporciona uma das viagens mais mágicas do Alto Douro Vinhateiro.

Muito frequentada por turistas estrangeiros, é uma viagem que o leva a reviver o passado numa locomotiva com quase um século de existência.

 

Comboio Histórico do Douro
Fonte: Google Imagens

 

A locomotiva a vapor 0186 foi construída em 1925 pela Henschel & Sohn, e circulou durante vários anos nas linhas ferroviárias portuguesas.

Em 2013 parou de circular na linha do Douro, para ser substituída a caldeira. Deixou assim de ser a carvão mineral e passou a funcionar a diesel.

Mantém-se a reprodução da carruagem original, mas passa a ser menos poluente por não deitar cinza e reduzir o risco de provocar incêndios. Em 2016 voltou à Linha do Douro.

O fumo, no entanto, continua a ficar bastante concentrado entre as carruagens, reproduzindo a sensação de andar de comboio antigamente.

São 250 lugares disponíveis nas cinco carruagens históricas de madeira. Destas carruagens, três são de madeira escura e duas são pintadas de verde.

A paisagem é um dos fatores mais importantes desta viagem.

Ao longo do percurso vêm-se as típicas quintas do Douro, vários cais, as adegas acompanhadas das vinhas que produzem os melhores néctares do mundo, e o rio Douro, que acompanha sempre o percurso com as suas águas calmas e o seu tom azul esverdeado.

No Pinhão vêm-se os ferroviários a colocarem água na locomotiva e estes avaliam os rodados e o nível do óleo.

A viagem segue até ao Tua, onde se assiste às manobras da locomotiva para inverter a sua posição no alinhamento das carruagens. Pouco depois inicia-se a viagem de regresso até à Régua.

Ao longo de toda a viagem existe um grupo de cantares que dá animação a esta experiência.

Percorrem as carruagens e oferecem aos passageiros rebuçados da Régua e um cálice de vinho do Porto.

 

No Programa do Comboio Histórico, poderá embarcar numa viagem pelo rio Douro até ao Pinhão.

Terá oportunidade de atravessar a barragem de Bagaúste e almoçar a bordo.

Ao chegar à vila, poderá entrar a bordo do Comboio Histórico, para a continuação de uma viagem mágica pelo Alto Douro Vinhateiro.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.